Topo
Image Alt

Campos de Estágio

CONVÊNIOS COM MUNICÍPIOS E COM OS MAIORES HOSPITAIS PÚBLICOS DO ESTADO

Acompanhar o dia a dia das unidades básicas de saúde em vários municípios pernambucanos e também o cotidiano de grandes hospitais estaduais é um diferencial importante na graduação de Medicina da FMO.

Desde o primeiro período, os estudantes estão aptos a participar de programas de estágio em unidades básicas de saúde, acompanhados de preceptores da FMO nas práticas curriculares. Nosso objetivo é oferecer ao corpo discente as melhores oportunidades para uma formação qualificada, com embasamento prático.

Para que isso seja possível, a FMO firmou e vem firmando convênios com diversos municípios de Pernambuco. Atualmente são 14 municípios conveniados: Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Ipojuca, Amaraji, Escada, Terra Nova, Serra Talhada, Triunfo, Salgueiro, Agrestina, Lagoa Grande e Petrolândia.

DSC_8194-2-

Do 1º ao 8º período, os futuros médicos da FMO atuam nas unidades básicas de saúde através da Integração Academia, Serviço e Comunidade (IASC) realizando ações de educação em saúde, visitas domiciliares, diagnósticos de saúde, identificação de determinantes sociais, construção de planos de ação, realização de rodas de conversa com usuários e acompanhamento de consultas.

Do 5º ao 8º período, os estudantes passam a atuar em serviços ambulatoriais de média complexidade na Clínica Escola, além do ambulatório do Hospital Tricentenário de Olinda, com o qual a FMO possui convênio de exclusividade.

A partir do 9º período, os alunos têm a oportunidade de estagiar em renomadas instituições do Governo do Estado de Pernambuco, acompanhando e atuando em unidades de média e alta complexidade, além de retornar às unidades básicas de saúde. Com isso, os estudantes passam a ter em seu currículo a experiência das UBSs; das UPAs estaduais, como: UPA Olinda, UPA Paulista, UPA Igarassu, UPA Curado, UPA Engenho Velho, UPA Barra de Jangada e UPA Caruaru; além de hospitais como: Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra, Hospital Agamenon Magalhães, Hospital Otávio de Freitas, Hospital Getúlio Vargas, Hospital Barão de Lucena, Hospital Metropolitano Norte Miguel Arraes e Hospital Metropolitano Sul Dom Helder.

Através dos convênios a FMO garante aos estudantes uma formação qualificada, embasada e humanística, destacando a importância da convivência com a comunidade como fator preponderante na formação de profissionais mais humanos.