Topo
Image Alt

CONEM 2019 – BALANÇO

DIRETORA ACADÊMICA FAZ BALANÇO POSITIVO

Principais articuladoras para que o CONEM 2019 acontecesse na FMO, a professora Tereza Miranda – diretora acadêmica da faculdade – diz que o saldo final do congresso foi muito positivo. “Tivemos um ganho institucional muito grande”, observa. “Alguns dos principais nomes da educação médica no Brasil prestigiaram o nosso evento. E mais: ficaram bastante impressionados com o nível de organização que encontraram aqui”, completa.

Para dra. Tereza, o sucesso foi consequência de todos terem aceito o desafio. “Do nosso diretor geral, dr. Inácio; até os funcionários mais simples. Todos estavam comprometidos com o sucesso do congresso”, observa, lembrando o desafio que foi conseguir palestrantes (as agendas sempre concorridas), montar programação, articular parcerias, abrir inscrições, organizar oficinas, fórum, conferência, palestras, e-pôster e a mais invocadora das ações: “Transformar um congresso de metodologia ativa em atividades práticas de ensino. E assim foi feito por meio da olimpíada simulação, com a presença de atores além de simuladores de alta definição e da apresentação dos trabalhos orais no modelo PBL”, detalha.

A diretora acadêmica agradece também à confiança depositada pela ABEM nacional e Regional. “O presidente Nildo Alves Batista, ao diretor regional Jorge Guedes, a diretora executiva nacional Hermila Guedes. Todos foram decisivos nesse processo”, pontua. Ela reforça ainda o papel fundamental das instituições parceiras: Faculdade Tiradentes (FITS), Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade de Pernambuco (UPE).

Mais sobre o CONEM 2019