FMO recebe equipe do Ministério da Saúde

A Faculdade de Medicina de Olinda (FMO) recebeu ontem (07.07) equipe do Ministério da Saúde que realizou uma visita técnica à faculdade. O objetivo foi conhecer toda a infraestrutura da instituição de ensino e seu corpo docente. De acordo com o coordenador geral de Ações Estratégicas em Educação na Saúde do Ministério,Gilberto Laranjeiras, a vinda a Olinda é importante para analisar diversos aspectos dentro da estrutura da faculdade. “Analisamos questões como infraestrutura de aprendizado, corpo acadêmico, estrutura física e assim por diante”, disse. No caso da FMO, por exemplo, o técnico ficou bastante satisfeito com a clínica-escola. “É um diferencial importante para a FMO”, pontuou.

Os técnicos do Ministério da Saúde foram acompanhados pela direção da FMO. Coube ao professor Carlos Brandt, diretor acadêmico, apresentar a estrutura física e tecnológica da Faculdade. Ele enfatizou a preocupação da instituição em graduar profissionais diferenciados para atuarem na área de saúde. “O uso desse aparato tecnológico tem influenciado diretamente na curva de aprendizado do nosso aluno”, detalhou.

Brandt – ao lado de Tereza Miranda, coordenadora de relações institucionais, e Tarcísio Reis, coordenador do curso de medicina – apresentaram alguns equipamentos presentes em sala de aula, como simuladores usados em procedimentos simples como ausculta pulmonar e/ou cardíaca, modelos usados para suturas; até modelos mais complexos que podem simular complicações em cirurgias, por exemplo.

Além da excelente infraestrutura, também conta a favor da FMO o envolvimento da instituição com a comunidade. “A clínica-escola, por exemplo, foi pensada de maneira que possa complementar o atendimento médico municipal e, ao mesmo tempo, ir introduzindo gradativamente as disciplinas que os alunos vão presenciando em sala de aula”, explicou Tereza Miranda, que fica à frente dessa iniciativa.

Ao término da visita, o diretor-geral da FMO, Inácio Barros Melo, mostrou-se bastante satisfeito com a visita dos técnicos do Ministério da Saúde. “Temos certeza que estamos sempre atendendo aos critérios do Ministério da Saúde e dando oportunidades para que nossos alunos construam uma carreira em medicina numa faculdade que preza pela qualidade tanto na infraestrutura quanto no seu quadro acadêmico”, observou.